Dinamização mental

"Quando o teu conhecimento se libertar de qualquer ilusão, então compreenderás a verdade daquilo que ouviste e ainda ouvirás, e te possuirás a ti mesmo imperturbavelmente. Anuviu-se a tua mente e dúvidas se apoderaram de ti; quando deste ouvidos a opiniões contraditórias; quando ela se tornar pura, iluminada e firmemente estabalecida no EU, então atingirás a tua auto realização. Quando alguém permanece calmo e sereno no meio de sofrimentos, quando não espera receber do mundo objetivo permanete felicidade e quando é livre de apego, medo e ódio - então é ele um homem de perfeita sabedoria. Quando não é apegado a um e indiferente a outro; enquanto não se alegra em excesso com o que é agradável, nem se entristece excessivamente com o que é desagradável - então é ele um homem de perfeita sabedoria. Portanto o sábio não se entristece com nada, nem por causa dos mortos, nem por causa dos vivos. Quando os sentidos estão identificados com objetos sensórios, experimentam sensações de calor e de frio, de prazer e de sofrimento - estas coisas vêm e vão; são temporárias por sua própria natureza. Suporta-as com paciência! Mas quem permanece sereno e impertubável no meio de prazer e sofrimento, somente esse é que atinge imortalidade. O que é irreal (ex: amor) não existe, e o que é real nunca deixa de existir. Os videntes da Verdade compreendem a íntima natureza tanto disto como daquilo, q diferença entre o Ser e o parecer. A essencia não pode parecer, nem morre ainda que as formas pareçam. Quem pensa sempre em objetos sensórios apega-se a eles. Desse apego nasce o prazer e o prazer gera inquietação. A inquietação produz ilusão; a ilusão destrói a nitidez da discriminação, esquece-se o homem da sua natureza espiritual - e com isto vai rumo ao abismo. Mas o homem que possui domínio sobre o mundo dos sentidos e da mente, sem odiar nada nem se apegar a nada, orientado pelo Eu central, esse encontra a paz. Essa paz neutraliza todas as inquietações, e o homem que goza de paz, goza verdadeira beatitude - e acaba por superar também os males externos. Homem de perfeita sabedoria é aquele que possui perfeito domínio sobre seus sentidos com relação aos objetos sensórios. "

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Diretor do MEC defende formação específica em jornalismo

Foto: Gerson Martins
 
Por: Paulo Roberto Botão

O diretor de regulação e supervisão da Educação Superior do MEC, Paulo Roberto Wollinger, defendeu, em palestra a coordenadores de cursos de jornalismo de todo o país, em Recife, nesta quarta-feira (21), a implantação de um curso de bacharelado em jornalismo. A idéia, que está consolidada na proposta de novas diretrizes curriculares da área, foi apresentada durante o 4º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo.
 
“O MEC defende que cada curso tenha identidade de formação”, salientou Wollinger, antes de enumerar vantagens da implantação de um curso específico em jornalismo, fora do âmbito das habilitações da comunicação. Segundo o palestrante, o bacharelado em jornalismo permite o aprofundamento do conhecimento específico sobre a profissão, permite aos estudantes uma escolha com mais precisão e, ao reforçar o jornalismo deve, ao contrário do que muitos pensam, fortalecer também a grande área da comunicação.

A proposta de criação do curso de bacharelado em jornalismo, segundo Wollinger, vai ao encontro de uma tendência defendida pelo próprio MEC, que trabalha no sentido de dar identidade aos cursos de graduação e de redução dos formatos que prevêem habilitações. “A tendência é acabar com as habilitações”, disparou. Referindo-se aos bacharelados em comunicação ainda justificou: “Não é possível que o estudante consiga dar conta de todo o conhecimento das diversas áreas da comunicação”.

Em reação ao documento que apresenta as novas diretrizes, já encaminhado pelo ministro da Educação ao CNE, Wollinger observou que se trata de uma boa proposta, bem escrita e elaborada em um processo aberto e com ampla participação das comunidade e dos setores envolvidos. A expectativa do MEC é que seja aprovado ainda neste ano, com possibilidades de implantação nas escolas a partir de 2011 ou 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário