Dinamização mental

"Quando o teu conhecimento se libertar de qualquer ilusão, então compreenderás a verdade daquilo que ouviste e ainda ouvirás, e te possuirás a ti mesmo imperturbavelmente. Anuviu-se a tua mente e dúvidas se apoderaram de ti; quando deste ouvidos a opiniões contraditórias; quando ela se tornar pura, iluminada e firmemente estabalecida no EU, então atingirás a tua auto realização. Quando alguém permanece calmo e sereno no meio de sofrimentos, quando não espera receber do mundo objetivo permanete felicidade e quando é livre de apego, medo e ódio - então é ele um homem de perfeita sabedoria. Quando não é apegado a um e indiferente a outro; enquanto não se alegra em excesso com o que é agradável, nem se entristece excessivamente com o que é desagradável - então é ele um homem de perfeita sabedoria. Portanto o sábio não se entristece com nada, nem por causa dos mortos, nem por causa dos vivos. Quando os sentidos estão identificados com objetos sensórios, experimentam sensações de calor e de frio, de prazer e de sofrimento - estas coisas vêm e vão; são temporárias por sua própria natureza. Suporta-as com paciência! Mas quem permanece sereno e impertubável no meio de prazer e sofrimento, somente esse é que atinge imortalidade. O que é irreal (ex: amor) não existe, e o que é real nunca deixa de existir. Os videntes da Verdade compreendem a íntima natureza tanto disto como daquilo, q diferença entre o Ser e o parecer. A essencia não pode parecer, nem morre ainda que as formas pareçam. Quem pensa sempre em objetos sensórios apega-se a eles. Desse apego nasce o prazer e o prazer gera inquietação. A inquietação produz ilusão; a ilusão destrói a nitidez da discriminação, esquece-se o homem da sua natureza espiritual - e com isto vai rumo ao abismo. Mas o homem que possui domínio sobre o mundo dos sentidos e da mente, sem odiar nada nem se apegar a nada, orientado pelo Eu central, esse encontra a paz. Essa paz neutraliza todas as inquietações, e o homem que goza de paz, goza verdadeira beatitude - e acaba por superar também os males externos. Homem de perfeita sabedoria é aquele que possui perfeito domínio sobre seus sentidos com relação aos objetos sensórios. "

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Há filosofia em filosofar

Por Mariana Lourenço

As pessoas possuem as respostas dentro de si. Na verdade podemos despertar o ato de falar, mas somente o coração dirá a verdade. O coração das pessoas é o seu verdadeiro-eu, ele transmite o amor, ou seja, o DEUS interior. Todos deveriam entender que como somos filhos de um Pai Celestial Uno de todas as energias, as respostas para todas as perguntas estão dentro de nós mesmo. O amor toca as pessoas, um simples sorriso nos faz sentir vivos. Somos presentes. Co-criadores de uma atmosfera geradora de um lugar melhor. Somos enraizados de energias cósmicas, passageiros das vidas em busca do entendimento. Perguntem ao seu coração o que lhes é verdade, e essa verdade será o Divino, o Sagrado, representado na mais bela forma em cada SER. Sintam a presença do bem em seus atos. O amor nos da uma sensação de plenitude e felicidade genuina.

Algumas centenas de anos antes de Jesus, o filósofo grego Sócrates leu gravado na entrada de um templo em Delfos o seguinte: "Conheça-te a ti mesmo", e desde então dedicou sua vida a conhecer a si, e com isso irônicamente conseguiu conhecer mais sobre a natureza do mundo todo, e de todos os seres, mais até que muitos nômades que passaram a vida viajando, mas sem nunca ter passado uma noite sequer em sua própria taverna. Hoje em dia, o conhecimento está a disposição de todos, seja pelos livros, cinema, televisão, ou algo tão maravilhoso quanto a internet. Mas afinal, tanto conhecimento não pode nos atordoar? Será que precisamos ler todos os manuscritos da era moderna para termos noção de alguma resposta plausível para as perguntas acima? Acredito que não, que o caminho mais fácil é seguir para dentro de si, olhar para dentro de si. Aprender a lidar consigo mesmo e com o mundo. É isso que tenho tentado fazer sem precisar isolar-me no cume de uma montanha distante.

Para quem me conhece, ou acha que me conhece, peço perdão por nem sempre ter lhes contado sobre o que ando pensando. O mundo atual não é feito para se filosofar, afinal o capitalismo é dinâmico, e a roda do dinheiro e do entretenimento tem de girar sempre. Mas o homem é realmente genial quando quer, e com suas diversas máscaras, consegue fingir tão perfeitamente que acredita mesmo ser apenas mais um na multidão, a seguir os padrões de comportamento, padrões de moda, padrões de religiosidade. Mas os padrões de pensamento, esses são íntimos de cada um, esses só mesmo o ser em si conhece, mesmo que ainda tenha tanto medo de olhar para dentro. E para aprimorar o pensar, nada melhor como refletir. Refletir como um espelho que manda de volta toda a luz que lhe é enviada, mas então essa luz já é uma outra luz, pois cada espelho a reflete de uma forma distinta. Textos que levam a reflexão, reflexões que podem modificar os textos, pois não existem dogmas e nem seres perfeitos a habitar essa terra.

O fascínio que encontro, e é onde está a minha verdadeira paixão, vive sob a profundidade do que há de mais vivo na ação, no corpo que a produz, no espaço-tempo que a acolhe, onde se inscreve o sonho e a poesia, o real e o metafísico, do corpo que me abriga, do tempo que vivo. Me coloco no centro de um imenso vazio de coisas sem sentido, em que o sentido abordado está no sentido de senti-las como um turbilhão de vivências, experiências asfixiantes, que esmagam meus pensamentos e idéias que eu tenho sobre essas coisas, sobre o que sou e o que pretendo ser diante do cruel, do implacável, de verdades estupradas por um sentimento de dor, dor por há muito não ter enxergado a vida que está por trás de tudo. E é essa vida, que atravessa a alma e esvazia o corpo, que vem para nos enfrentar, para desesperadamente nos fazer enxergá-la. É por ela que me exponho, que desnudo meu olhar e compartilho as idéias que hoje se instalam em minha alma como a peste nos órgãos essenciais do corpo.

Bem vindos ao meu jardim, venho aqui de vez em quando para meditar e conversar com amigos, sob as copas das árvores e um céu espelhado. Espero que gostem da estadia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário