Especialista aponta que não existem milagres instantâneos para um corpo perfeito e saudável. O que existe é a prática de uma atividade física, aliada a boa alimentação e um bom acompanhamento profissional
Por: Mari Oliveira
Brasileiros não são tão adeptos a uma alimentação saudável. Por isso, conhecer a velocidade com o que seu corpo queima calorias pode apontar a direção para um cardápio balanceado e nutritivo. A avaliação metabólica é o exame utilizado para identificar o metabolismo padrão, lento ou rápido de cada indivíduo. Segundo a nutricionista Arícia Motta, esta avaliação é recomendada para todas as pessoas que têm dificuldade para emagrecer, ganhar músculos ou melhorar o desempenho esportivo.
Para perder peso, por exemplo, é preciso fazer restrições. De acordo com a nutricionista é recomendado criar hábitos que limitem a quantidade de calorias ingeridas diariamente. Segundo Arícia, para emagrecer não é necessário deixar de comer aqueles alimentos calóricos, considerados os preferidos da maioria da população obesa. Isso desde que ao ingerir esses alimentos a pessoa preste atenção na quantidade total de comida que ingere. “O grande lance é gastar mais calorias do que se come”, afirma.
O corpo precisa de calorias e nutrientes todos os dias para funcionar bem. Estudos mostram que pessoas que pulam o café da manhã tendem a ser mais pesadas do que aquelas que têm um desjejum nutritivo. A nutricionista revela que uma forma saudável de perder peso é comer pequenas refeições por todo o dia que incluem uma variedade de alimentos nutritivos, com pouca gordura e caloria.
A Taxa de Metabolismo Basal (TMB), que é medida no exame de avaliação metabólica, representa o mínimo de energia necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso. Ou seja, a quantidade de energia que o organismo necessita para manter suas funções mais primárias para manutenção da vida, como a respiração e o funcionamento dos órgãos. A avaliação metabólica especifica a quantidade de calorias necessárias a cada indivíduo. “Ajuda a compreender melhor quanto deve ser ingerido diariamente” afirma Arícia.
Durante o exame o consumo de oxigênio também é avaliado. Através dele é calculado quantas calorias cada indivíduo necessita. ”A avaliação dura em média 40 minutos e é realizada utilizando-se um aparelho portátil que mensura a partir do débito de oxigênio, o valor da TMB”, informa a nutricionista. Através desse valor é possível haver um acompanhamento nutricional mais individualizado e, conseqüentemente, uma otimização dos resultados. Arícia afirma também que esta avaliação é recomendada principalmente para atletas. “Ele promove uma melhor adequação entre as necessidades energéticas reais e o plano alimentar individualizado”.
Segue abaixo a lista dos cuidados para uma pré-avaliação.
RECOMENDAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO EXAME DE TAXA DE METABOLISMO BASAL (TMB):
Fazer jejum de 10 horas;
Evitar beber: água, café ou qualquer outra bebida após acordar;
Manter as atividades cotidianas na véspera evitando realizar atividade física intensa;
Não consumir bebida alcoólica;
Dormir 7 a 8 horas durante a noite anterior;
Não ter apresentado febre na véspera;
Caso esteja fazendo uso de algum medicamento trazer o nome por escrito;
Trazer um registro alimentar do dia anterior ao exame;
Evitar tomar banho ou realizar qualquer outra atividade exceto o deslocamento até o local da avaliação no dia da mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário