Dinamização mental

"Quando o teu conhecimento se libertar de qualquer ilusão, então compreenderás a verdade daquilo que ouviste e ainda ouvirás, e te possuirás a ti mesmo imperturbavelmente. Anuviu-se a tua mente e dúvidas se apoderaram de ti; quando deste ouvidos a opiniões contraditórias; quando ela se tornar pura, iluminada e firmemente estabalecida no EU, então atingirás a tua auto realização. Quando alguém permanece calmo e sereno no meio de sofrimentos, quando não espera receber do mundo objetivo permanete felicidade e quando é livre de apego, medo e ódio - então é ele um homem de perfeita sabedoria. Quando não é apegado a um e indiferente a outro; enquanto não se alegra em excesso com o que é agradável, nem se entristece excessivamente com o que é desagradável - então é ele um homem de perfeita sabedoria. Portanto o sábio não se entristece com nada, nem por causa dos mortos, nem por causa dos vivos. Quando os sentidos estão identificados com objetos sensórios, experimentam sensações de calor e de frio, de prazer e de sofrimento - estas coisas vêm e vão; são temporárias por sua própria natureza. Suporta-as com paciência! Mas quem permanece sereno e impertubável no meio de prazer e sofrimento, somente esse é que atinge imortalidade. O que é irreal (ex: amor) não existe, e o que é real nunca deixa de existir. Os videntes da Verdade compreendem a íntima natureza tanto disto como daquilo, q diferença entre o Ser e o parecer. A essencia não pode parecer, nem morre ainda que as formas pareçam. Quem pensa sempre em objetos sensórios apega-se a eles. Desse apego nasce o prazer e o prazer gera inquietação. A inquietação produz ilusão; a ilusão destrói a nitidez da discriminação, esquece-se o homem da sua natureza espiritual - e com isto vai rumo ao abismo. Mas o homem que possui domínio sobre o mundo dos sentidos e da mente, sem odiar nada nem se apegar a nada, orientado pelo Eu central, esse encontra a paz. Essa paz neutraliza todas as inquietações, e o homem que goza de paz, goza verdadeira beatitude - e acaba por superar também os males externos. Homem de perfeita sabedoria é aquele que possui perfeito domínio sobre seus sentidos com relação aos objetos sensórios. "

terça-feira, 19 de abril de 2011

Aero Power para malhação

Além de ter um gasto calórico intenso, esse exercício deixa as pernas e o bumbum firmes para o verão, outono, inverno e primavera

Por Mari Oliveira

Acaba de chegar ao mercado das academias uma novidade para os adeptos das modalidades aeróbicas, trata-se do Aero Power. O aparelho que foi desenvolvido no estado de Goiás tem ganhado adeptos em todo Brasil. Na Academia Dalmo Ribeiro, em Goiânia, as alunas praticam os exercícios todos os dias. A aula dura em média de 20 a 30 minutos e o gasto calórico, de acordo com elas, faz valer a pena.

Ari Camargo, é graduado em Educação Física pela USP e Pós Graduado em Fisiologia do exercício pela UNIFESP, há um ano é professor da modalidade na academia Dalmo Ribeiro. Segundo Ari, o benefício físico e corporal é percebido em pouco tempo e o gasto calórico é elevado. “As aulas coletivas potencializam o gasto calórico e não é preciso muito tempo para praticar”, observa.

Existem cálculos que estão disponíveis no ultimo posicionamento do Colégio Americano de Medicina do Esporte que apontam uma perda de 220 a 250 calorias em 20 minutos de aula para um indivíduo de até 70 quilos. Uma das características do Aero Power é trabalhar os músculos superiores e inferiores sem impacto.

De acordo com o professor, a modalidade trabalha também a percepção e consciência corporal do aluno além de ser uma atividade de recuperação muscular rápida. “O Aero Power não causa lesões, não tem impactos e os alunos podem assimilar outra atividade física, como a musculação”.

A aluna Luzia Moreira Fleury Brandão, 60 anos, faz aula de Aero Power há 11 meses e diz que não troca a atividade por nenhuma outra que ela pratica. “Eu faço outras atividades físicas como spining, mas não é a mesma coisa. Eu gosto de fazer Aero Power porque a aula é rápida e não me deixa cansada nem com afadiga muscular”, observa.

Ari informa que as pessoas que começam a fazer esta atividade devem seguir alguns cuidados. “Nós recomendamos que a pessoa se alimente trinta minutos ou uma hora antes de vim para aula e que no início ela comesse praticando de duas a três vezes na semana para que haja uma adaptação vascular e muscular do organismo ”, conclui.

Foto: Jotta Santos - Academia Dalmo Ribeiro - Goiãnia Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário