Dinamização mental

"Quando o teu conhecimento se libertar de qualquer ilusão, então compreenderás a verdade daquilo que ouviste e ainda ouvirás, e te possuirás a ti mesmo imperturbavelmente. Anuviu-se a tua mente e dúvidas se apoderaram de ti; quando deste ouvidos a opiniões contraditórias; quando ela se tornar pura, iluminada e firmemente estabalecida no EU, então atingirás a tua auto realização. Quando alguém permanece calmo e sereno no meio de sofrimentos, quando não espera receber do mundo objetivo permanete felicidade e quando é livre de apego, medo e ódio - então é ele um homem de perfeita sabedoria. Quando não é apegado a um e indiferente a outro; enquanto não se alegra em excesso com o que é agradável, nem se entristece excessivamente com o que é desagradável - então é ele um homem de perfeita sabedoria. Portanto o sábio não se entristece com nada, nem por causa dos mortos, nem por causa dos vivos. Quando os sentidos estão identificados com objetos sensórios, experimentam sensações de calor e de frio, de prazer e de sofrimento - estas coisas vêm e vão; são temporárias por sua própria natureza. Suporta-as com paciência! Mas quem permanece sereno e impertubável no meio de prazer e sofrimento, somente esse é que atinge imortalidade. O que é irreal (ex: amor) não existe, e o que é real nunca deixa de existir. Os videntes da Verdade compreendem a íntima natureza tanto disto como daquilo, q diferença entre o Ser e o parecer. A essencia não pode parecer, nem morre ainda que as formas pareçam. Quem pensa sempre em objetos sensórios apega-se a eles. Desse apego nasce o prazer e o prazer gera inquietação. A inquietação produz ilusão; a ilusão destrói a nitidez da discriminação, esquece-se o homem da sua natureza espiritual - e com isto vai rumo ao abismo. Mas o homem que possui domínio sobre o mundo dos sentidos e da mente, sem odiar nada nem se apegar a nada, orientado pelo Eu central, esse encontra a paz. Essa paz neutraliza todas as inquietações, e o homem que goza de paz, goza verdadeira beatitude - e acaba por superar também os males externos. Homem de perfeita sabedoria é aquele que possui perfeito domínio sobre seus sentidos com relação aos objetos sensórios. "

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Saneago busca evitar acidentes próximos à barragem

Por: Mariana Oliveira

A Saneago tem tomado uma série de medidas para tentar evitar acidentes próximos à área do lago formado pela barragem do Ribeirão João Leite. A primeira delas será a instalação de barreiras eletrônicas nos pontos de contato da barragem com a BR-060. “A intenção é diminuir a velocidade dos carros e principalmente dos caminhões que transitam naquela região e assim evitar acidentes”, observa o gestor do Sistema de Produção do João Leite, o engenheiro Caio Antônio de Gusmão.

O projeto de implantação das barreiras eletrônicas foi encaminhado ao Dnit, que já está tomando as providências para a instalação dos aparelhos. Segundo o gerente de Proteção de Mananciais, Henrique Luiz Costa, a Saneago trabalha com um projeto inédito no país chamado Plano de Gerenciamento de Risco de Acidente de Cargas Perigosas à Montante da Capacitação de Água.

Dentro desse projeto é feito o mapeamento de todas as rodovias que cruzam o estado, apontando os trechos com o maior fluxo e por onde passam as cargas mais perigosas. “Detectados os pontos mais vulneráveis, trabalhamos com parcerias junto ao Dnit e ao Ibama, para promover o controle e a fiscalização desse fluxo”, explica Henrique, ao revelar que o projeto está sendo implantado primeiramente junto à barragem. Para isso, a Saneago contratou um projetista que está elaborando medidas de proteção física nos cinco pontos de contato do lago com a BR, evitando assim a contaminação da água.



Entre as medidas já adotadas está a instalação de placas indicativas e cercas em volta do lago, que evitam a entrada de pessoas, principalmente pescadores. Também foi construída uma estrutura de pedra a fim de proteger contra futuras erosões. Outra barreira – essa de concreto – também deve ser instalada nesses pontos. “Em caso de acidente, qualquer resíduo vai ficar retido nessas barreiras físicas”, explica o gerente de Proteção de Mananciais, Henrique Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário