Dinamização mental

"Quando o teu conhecimento se libertar de qualquer ilusão, então compreenderás a verdade daquilo que ouviste e ainda ouvirás, e te possuirás a ti mesmo imperturbavelmente. Anuviu-se a tua mente e dúvidas se apoderaram de ti; quando deste ouvidos a opiniões contraditórias; quando ela se tornar pura, iluminada e firmemente estabalecida no EU, então atingirás a tua auto realização. Quando alguém permanece calmo e sereno no meio de sofrimentos, quando não espera receber do mundo objetivo permanete felicidade e quando é livre de apego, medo e ódio - então é ele um homem de perfeita sabedoria. Quando não é apegado a um e indiferente a outro; enquanto não se alegra em excesso com o que é agradável, nem se entristece excessivamente com o que é desagradável - então é ele um homem de perfeita sabedoria. Portanto o sábio não se entristece com nada, nem por causa dos mortos, nem por causa dos vivos. Quando os sentidos estão identificados com objetos sensórios, experimentam sensações de calor e de frio, de prazer e de sofrimento - estas coisas vêm e vão; são temporárias por sua própria natureza. Suporta-as com paciência! Mas quem permanece sereno e impertubável no meio de prazer e sofrimento, somente esse é que atinge imortalidade. O que é irreal (ex: amor) não existe, e o que é real nunca deixa de existir. Os videntes da Verdade compreendem a íntima natureza tanto disto como daquilo, q diferença entre o Ser e o parecer. A essencia não pode parecer, nem morre ainda que as formas pareçam. Quem pensa sempre em objetos sensórios apega-se a eles. Desse apego nasce o prazer e o prazer gera inquietação. A inquietação produz ilusão; a ilusão destrói a nitidez da discriminação, esquece-se o homem da sua natureza espiritual - e com isto vai rumo ao abismo. Mas o homem que possui domínio sobre o mundo dos sentidos e da mente, sem odiar nada nem se apegar a nada, orientado pelo Eu central, esse encontra a paz. Essa paz neutraliza todas as inquietações, e o homem que goza de paz, goza verdadeira beatitude - e acaba por superar também os males externos. Homem de perfeita sabedoria é aquele que possui perfeito domínio sobre seus sentidos com relação aos objetos sensórios. "

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Esperança de “cambio” na Colômbia

Por: Jadson Oliveira

Depois da vitória eleitoral da direita no Chile e Panamá, da consolidação do golpe em Honduras e da derrota dos Kirchner na última eleição legislativa na Argentina, as forças progressistas e de esquerda da América Latina respiram esperançosas com a perspectiva de mudança na Colômbia, que elege no próximo dia 30 de maio seu novo presidente.

O atual, Álvaro Uribe, que foi derrotado na pretensão de disputar a segunda reeleição, transformou o país no posto avançado do ainda poderoso império estadunidense na região (uma espécie de Israel no Oriente Médio), colocando a Colômbia na contramão da política de integração soberana predominante na América do Sul. Seu governo se manteve ostentando muita força, graças ao apoio financeiro, militar e midiático dos Estados Unidos, apesar do bombardeio sofrido com as constantes denúncias sobre o envolvimento com grupos de traficantes e paramilitares, bem como com a ação de espionagem contra os opositores.

Seu caráter “guerrerista” e terrorista tem sido fundamental para a sua manutenção, daí o boicote às iniciativas que poderiam conduzir a uma política de diálogo e paz com os grupos armados insurgentes, como é o caso das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Tal caráter é, no entanto, escondido pela mídia internacional, incluindo, claro, a brasileira, sempre subserviente às bulas imperiais.


Pesquisa prevê derrota de Uribe

Há uns seis meses atrás seria temeridade se prever a não reeleição de Uribe ou o insucesso de um candidato do seu Partido Social de Unidade Nacional (“Partido de la U”, a sua sigla oficial, o que leva os colombianos a conhecê-lo como “partido de Uribe”). Pois é o que parece estar pintando. Primeiro, a segunda reeleição foi derrubada na Justiça. Agora, a um mês do pleito, o seu candidato, Juan Manuel Santos (seu ex-ministro da Defesa e cuja família é dona de um poderoso monopólio de comunicação), aparece em segundo lugar em recente pesquisa da empresa Datexco, com 26,7% das intenções de voto, segundo matéria do sítio da TV Telesur.

Quem surge em primeiro lugar, com 38,7%, é Antanas Mockus (Partido Verde), filósofo e matemático, ex-prefeito da capital do país Bogotá por duas vezes. No caso do provável segundo turno (eles chamam “segunda vuelta”), Mockus teria 41,5% e Santos 29%, de acordo com a mesma pesquisa.

Quase 10% dos pesquisados preferiram Noemín Sanín, do Partido Conservador. Aparecem mais três candidatos na faixa dos 2% e 3%, entre eles Gustavo Petro, do Polo Democrático, e Rafael Pardo, do Partido Liberal, partido que na pesquisa é apontado como o preferido dos eleitores (neste aspecto, o “Partido de la U” fica também em segundo lugar, enquanto o Partido Verde é o terceiro). Ao todo são nove candidatos, os outros três ficam no 0%.

A Datexco aponta ainda que 3,3% dos quase 30 milhões de eleitores votariam em branco, enquanto 10,6% não sabem ainda em quem votar. A consulta foi aplicada em 37 cidades entre os dias 27 e 29 de abril e foram consultadas 2.225 pessoas. A margem de erro é 2,12%.

Colômbia tem 44 milhões de habitantes. Depois do Brasil, é o país mais populoso da América do Sul. Recentes estudos da sua realidade social indicam a existência de cerca de 19 milhões de miseráveis, dos quais 7 milhões afundados na chamada miséria absoluta. Conselho de Maquiavel em O Príncipe: é conveniente manter o povo pobre e dependente, pois assim é mais difícil ele se encorajar e desafiar o “príncipe”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário