Pecuária 2011: sucesso absoluto
O Sindicato Rural de Anápolis promoveu a 56ª Exposição Agropecuária de Anápolis, 23ª Estadual, 49ª Regional e a 8º Ranqueada de Nelore com recorde de público
Por: Mari Oliveira
A 56ª Exposição Agropecuária de Anápolis superou as expectativas dos visitantes e dos organizadores do evento este ano. A pecuária foi palco de um dos maiores eventos que Anápolis já conferiu e contou com a presença de várias autoridades e artistas renomados do cenário nacional. Mais de 20 mil pessoas compareceram ao evento.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Anápolis, José Vitor Caixeta Ramos, com o passar dos anos a experiência foi aumentando e com isso surgiu o aprimoramento da programação, das parcerias e de todo o planejamento para o evento. “A equipe está bem mais madura e empenhada. A proposta do trabalho foi abraçada em conjunto e, por isso, superamos todas as dificuldades que surgiram em outros anos”, observa.
O presidente disse que houve uma melhora significativa com os associados do Sindicato e com os patrocinadores e isso, segundo ele, foi essencial para a realização do evento este ano. “O nosso melhor parceiro é o produtor rural. É ele quem nos dá o retorno do trabalho desenvolvido pelo Sindicato”, ressalta.
O objetivo da festa é agregar valores na atividade do produtor rural e para isso na programação deste ano foram realizadas palestras exclusivas como: Sustentabilidade e o Agronegócio, Alterações no Calendário de Vacinação ministrada pela Agrodefesa, Crédito Fundiário e Cheque Moradia ministrada pela Agehab e Agrodefesa. “Nossa função é orientar o produtor e dar subsídios para que ele amplie e melhore seu desempenho no campo. Isso também ajuda o pecuarista a desenvolver um trabalho racional e empresarial”, explica José Caixeta.
O agronegócio é responsável por quase 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e o cenário atual inspira confiança. “Hoje a nossa bacia leiteira é produtiva, o hortifrutigranjeiro continua em grande expansão, o gado de corte é um dos grandes empreendimentos no Estado de Goiás e a produção da soja e do milho é extensiva. O que precisamos ampliar é a conscientização ambiental com o produtor rural, por isso buscamos parcerias para que isso aconteça”, afirma o presidente do Sindicato.
Segundo José Caixeta, o Sindicato mede suas ações observando o comportamento global. “Temos a obrigação de conscientizar o produtor para que ele continue desfrutando do local que ele produz”, conclui.
Competição
Durante a 56ª Exposição Agropecuária de Anápolis também foi realizada a 8ª Ranqueada do Nelore com a participação de 162 animais do Estado de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal. O objetivo da ranqueada é incentivar o intercambio dos animais e acumular pontuação para o ranque nacional.
O empresário Saulo Tinazo, criador de gado nelore há sete anos e que a cinco anos participa da ranqueada, conta que apesar de Anápolis ser um polo industrial, o agronegócio é forte e está em constante desenvolvimento na região. “A representatividade do agronegócio aqui em Anápolis é significativa. Vemos a exposição de gados de boa qualidade e que também são superiores geneticamente”, explica Saulo. Os participantes da competição são julgados de acordo com os critérios da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ e o Juiz é credenciado pelo mesmo órgão.
Os critérios de julgamento dos animais que competem em 11 categorias são baseados pela estrutura, precocidade, músculos, umbigo, raça, aprumos e sexualidade. A 8ª Ranqueada foi realizada durante os dias 5 e 6 de maio, sendo no primeiro dia o julgamento das 88 fêmeas e no segundo dos 63 machos. Ao todo foram distribuídos 22 troféus, sedo dois para os grandes campeões e 20 para os campeões reservados das 11 categorias, macho e fêmea.
O público compareceu durante todos os dias do rodeio, de 4 a 7 de maio, que foi marcado pela devoção, fé, celebração à paz e bravura dos competidores. Mas, foi no último dia que os anapolinos foram conferir de perto o espetáculo da final que contou com a participação de 20 peões. O grande vencedor, que saiu da arena sem nenhum aranhão, é de Bela Vista de Goiás, Klésio Neres, levando pra casa uma moto zero quilometro.
Os equinos também deram um show durante a 56º Expoana. Ao todo foram expostos 88 equinos das raças Manga Larga, Maga Larga Machador, Moares, Quarto de Milha, Paint Horse e Árabe. Para fechar a programação, houve nos dois últimos dias da exposição provas de tambor, laço em dupla, potro e andamento totalizando 60 equinos inscritos. Ao todo foi dividido R$ 6.000 mil em dinheiro aos três primeiros colocados das quatro provas, além de troféus e brindes.